sexta-feira, 9 de março de 2012

Mais de trinta mil jovens se reuniram na Praça de Esportes da Pampulha, em Belo Horizonte, no último domingo, 26, em mais uma ação contra o crack. O evento, denominado “Crack, tire esta pedra do seu caminho” foi organizada pela Força Jovem da capital mineira, e coordenada pelo pastor Fábio Freitas. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre os perigos da dependência química e ajudar os dependentes a se livrarem do vício.
“Temos, aqui, tanto jovens que são dependentes da droga e estão na Força Jovem se libertando do vício quanto pessoas que nunca usaram crack, mas marcam presença para ajudar na conscientização”, disse o pastor Fábio, que revelou já ter sido dependente da substância. “Fui usuário por cinco anos e há dez estou livre do vício. Consegui ajuda na Força Jovem e a partir daí minha vida mudou. Em retribuição, ajudo outras pessoas”.
O projeto Força Jovem Brasil oferece várias atividades aos jovens que desejam se libertar do vício. “Resgatamos a identidade da pessoa e depois oferecemos atividades na área da cultura, do esporte, do lazer e da educação. No começo e no fim das ações, fazemos uma oração. Aqui não é um centro de recuperação. Nós ajudamos as pessoas a mudar a própria vida”, disse Fábio. “Nos últimos quatro meses, a Igreja Universal recuperou 3 mil pessoas entre 14 e 19 anos. Algo que, sozinho, o governo não consegue, pois não sabe com quem está lidando”.
O evento em Belo Horizonte contou com a colaboração de mais de 400 voluntários, entre médicos, enfermeiros, brigadistas, seguranças e integrantes da Força Jovem. Uma das pessoas engajadas nessa luta é Flávio da Silva Oliveira, de 26 anos. Há seis, ele está livre do vício. “Durante 12 anos, usei todos os tipos de droga e até fui preso”, relatou.
O ex-dependente contou que, antes de procurar a igreja, já havia buscado outros meios para se livrar dos tóxicos. “Na cadeia, fui acompanhado por uma assistente social e, quando saí, fui atrás de projetos do governo, mas não consegui me recuperar. Em muitos não tinha vaga e em outros havia boa vontade e disposição, mas os encontros aconteciam uma vez por semana, o que é pouco para salvar a pessoa. Foi quando cheguei ao Força Jovem, que atua diariamente e é uma verdadeira família”.
A multidão presente vibrou com shows de Dj Adelson, das Bandas Blessed, Resgate Soul, do cantor Edu Porto e do grupo Ao Cubo, de rap gospel. Além de várias apresentações de dança, teatro e atividades esportivas.
Como o Força Jovem defende os ideais do bom cidadão, ao final do evento, todos os jovens ajudaram a deixar o cartão postal de Belo Horizonte livre de qualquer tipo de lixo ou resíduo. Cerca de 200 pessoas recolheram todo o lixo em sacos plásticos e depositaram nos locais indicados para a coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário