De todas as formas de acessar a Internet existentes atualmente, qual seria a melhor para o seu dia a dia? Bem, isso vai depender das suas necessidades. Se tudo o que você faz na web é ler jornais, revistas e emails, então o Ipad, uma espécie de computador no formato Tablet, é o ideal para você. Com sua tela plana, conexão Wi-fi e seu formato diminuto, que pode caber até num bolso de um casaco, é o equipamento de eleição para o trajeto até o trabalho, nas viagens de avião, de trem, etc. É um poderoso leitor de livros e blogs também, além de reproduzir vídeos e música.
Agora, se o seu negócio é mesmo trabalhar durante essas viagens, ou levar trabalho para casa, talvez um Ipad não satisfaça todas as suas necessidades. Primeiro porque não tem teclado – o acesso é feito através do toque na tela com uma caneta especial. Se o usuário tem um grande volume de texto para escrever, por exemplo, num blogue, então o melhor é um Netbook. Este equipamento foi pensado para aqueles que querem estar conectados a grande rede. É muito usado para acessar as redes sociais e para videoconferência em aplicativos de mensagens instantâneas, como o Messenger e o Skype.
Além disso, o Ipad não é um equipamento multitarefas Não é possível executar dois programas ao mesmo tempo. E não pode acessar sites que usam Flash – ele usa a tecnologia HTML5. Um Netbook, por outro lado, faz tudo o que um computador desktop ou um Notebook faz como usar aplicativos do pacote Office e um navegador de Internet ao mesmo tempo – quer dizer, tê-los abertos e inclusive usar cada um em metade da tela, por exemplo. Pode-se ouvir músicas enquanto se está finalizando aquela apresentação em Power Point para uma reunião importante. Ou assistir vídeos e ir anotando os pontos altos destes num editor de texto para um trabalho escolar.
Por enquanto, um Ipad é um dispositivo um pouco caro. O modelo mais barato, com 16GB de memória interna e sem a tecnologia 3G, custava uns dois mil reais na época do seu lançamento, no início do ano. Já um Netbook sai por uns 1500 reais e tem um bom desempenho, mesmo quando comparado a outros computadores top de linha. Um dos principais problemas desses pequenos portáteis, no entanto, é a sua falta de hardware. Profissionais que precisam usar aplicativos pesados, como editores de imagem, de vídeo e simuladores de software podem ficar na mão. O netbook ainda peca pela falta de formas mais tradicionais de armazenamento de dados, como CDs e DVDs – parte do atrativo dos minis portáteis é a sua leveza, mas para isso esses drivers foram deixados de lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário